Foto: Arquivo pessoal
Uma jovem foi morta a tiros na madrugada deste sábado (14), em Cacequi, na Região Central do Estado, horas após obter medida protetiva contra o ex-namorado. A vítima é Cássia Girardi do Nascimento, 26 anos. O principal suspeito do crime está foragido. O caso é investigado como feminicídio.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, Cássia procurou a delegacia na tarde de sexta-feira (13) para registrar ocorrência por violência doméstica. O caso foi comunicado ao Ministério Público, e a Justiça determinou medida protetiva ainda no mesmo dia. Conforme o delegado Adriano Linhares, o suspeito foi intimado da decisão judicial antes do crime.
- Foi definido tudo o que era necessário para aquele contexto - afirma.
Mesmo após a intimação, o crime ocorreu poucas horas depois, já na madrugada de sábado. Cássia foi atingida por disparos, possivelmente de espingarda calibre 12. Ela deixa um filho pequeno, familiares e amigos.
A polícia realiza buscas para localizar o suspeito e esclarecer as circunstâncias do caso. Não está descartada a participação de outras pessoas.
Em nota, a prefeitura de Cacequi, por meio do prefeito em exercício Edson Fragoso, manifestou pesar pela morte da jovem e prestou solidariedade à família. O município destacou que a violência contra a mulher segue como uma realidade no país e citou dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apontam cerca de 1,4 mil casos de feminicídio por ano no Brasil. A administração municipal reafirmou compromisso com a defesa da vida, do respeito e da dignidade das mulheres.
O caso segue em apuração.
Se confirmada a motivação de gênero, este pode ser o 15º feminicídio registrado no Rio Grande do Sul em 2026.